domingo, 3 de junho de 2012

Esta primeira postagem do Blog tem por objetivo falar um pouco sobre o curso do UCA (Um Computador por Aluno). Tal programa visa a utilização de netbooks pelos alunos das escolas públicas, inserindo-os no contexto do uso das tecnologias. Tudo bem que a ideia do uso de netbooks não emplacou e que as vendas dos mesmos se mostram hoje irrisórias, visto terem sido superados pelos tablets e também pelos próprios notebooks. No entanto já é um começo de inserção da criança no mundo das tecnologias, apesar também da tela diminuta do Uquinha, assim chamado o netbook do programa UCA. 
Através do uso dos Uquinhas em sala de aula é esperado, como já fora citado, a inclusão do aluno no mundo da informática, o manejo de tal ferramento de modo pedagógico visando uma dinamização diferenciada das tradicionais aulas e tornando o ato de aprender mais instigante. Através do uso do Uquinha é possível que o aluno acesse a web e dentro da web faça pesquisas, acesse conteúdos educativos e também jogos educacionais. 
Como este blog visa a postagem de conteúdo referente a cinema, rock and roll e quadrinhos, vale lembrar que estas 3 ramificações da arte podem contribuir muito para o aprendizado dos alunos, pois o cinema tem um acervo muito grande de obras que podem ser trabalhadas de modo pedagógico e instrutivo levando ao aluno a aprender através da sétima arte e proporcionando-o um novo olhar na forma de se assistir e se deleitar com os filmes. Os quadrinhos também podem contribuir incisivamente para o ensino, visto a gama variada de obras e temas que a arte sequencial pode proporcionar para o ato do ensino e da aprendizagem. 
O bom e velho rock and roll, por tratar também de temas variados em suas músicas, temas por vezes até políticos e sociais, pode contribuir bastante para o aprendizado da criança, além de despertar na mesma o desejo de se aprender este estilo musical tão contagiante e que muito tem a proporcionar na cultura do indivíduo.
Para mais informações acerca da interação entre cinema e educação clique aqui para você acessar uma matéria muito interessante da InfoEscola referente ao tema.

Um comentário: